Entretenimento

Ultimas Noticias

Vereador de Presidente Figueiredo, Ricelli Pontes, é investigado pelo MPF por corrupção eleitoral


Vereador de Presidente Figueiredo, Ricelli Pontes, é investigado pelo MPF por corrupção eleitoral

O vereadoror de Presidente Figueiredo, Ricelli Pontes (PDT) - que se auto intitula como o vereador mais popular do Brasil -  foi denunciado pelo Comitê Estadual de Combate à Corrupção Eleitoral e ao Caixa Dois, por fazer campanha ilegal em favor do candidato a deputado estadual, Roberto Cidade. A denúncia, ingressada ao Ministério Público Federal (MPF), se deve às várias publicações patrocinadas pelo parlamentar, em suas redes sociais, de conteúdo eleitoral indevido.

Usando o slogan de “vereador do povo” e apegado a ideia de que é “famoso” em Presidente Figueiredo, Ricelli Pontes se dispôs a fazer campanha para Roberto Cidade nos quatro cantos do município e, posteriormente, impulsionar em sua página oficial do Facebook, vídeos de reuniões em que aparece pedindo votos para o candidato. Movido por tamanho convencimento, o vereador acabou não atentando às recomendações do Tribunal Eleitoral e cometeu várias infrações, classificadas como corrupção eleitoral.

O comitê solicitou à Procuradoria Regional do MPF, a apuração das denúncias – com base em provas materiais – e o cumprimento da legislação eleitoral brasileira em vigor, com aplicações das sanções cabíveis na Lei 9.504/97 e na Lei Complementar 64/1990. O Comitê foi instalado em 2016, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, com o objetivo de fazer campanha de conscientização sobre a importância do voto, além de fiscalizar e denunciar a corrupção eleitoral.

*“Vereador do povo”*

O slogan de “vereador do povo” foi criado pelo próprio Ricelli Pontes, após ele ser eleito a vereador no município de Presidente Figueiredo, em 2016.  A partir disso, ele passou a se auto intitular como o mais popular do Brasil.

No pleito deste ano, Ricelli ofereceu apoio à vários candidatos com a propaganda de ser muito “famoso” no município, embora  tenha baixíssimo engajamento nas redes sociais. Nos vídeos em que faz campanha eleitoral, ele se promove como vereador popular. “Apresento a vocês o candidato do “vereador do povo”, diz ele ao tentar barganhar votos.

Nenhum comentário