Entretenimento

Ultimas Noticias

PF deflagra operação no Amazonas que investiga organização criminosa e tráfico internacional de drogas


A Polícia Federal (PF) no Amazonas deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (07), em Manaus e Tabatinga. A Operação Schelde investiga possíveis crimes de pertencimento a organização criminosa, tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e uso de documentos ideologicamente falsos.

Esta é a inauguração da fase ostensiva do Inquérito Policial. São cumpridos sete mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e um de prisão preventiva.

Em nota, a PF afirma que o inquérito foi instaurado após uma apreensão, no Porto de Antuérpia, na Bélgica, de 250 kg de cocaína. A droga estava escondida em vigas de madeira, com destino à Holanda.

Durante a investigação a PF identificou uma possível organização criminosa dedicada à logística do tráfico internacional de drogas. Os envolvidos no esquema usavam empresas de fachada de exportação para transportar as drogas - desde países vizinhos - passando pelo Amazonas, outros estados brasileiros, até a Europa.

A PF suspeita ainda do uso de nomes falsos por parte de alguns dos indivíduos pertencentes à organização criminosa transnacional, "na tentativa de se esquivar da aplicação da lei penal".

As penas dos indiciados, somadas, podem ultrapassar os 30 anos de prisão.

O nome da operação é uma referência ao Rio Schelde, à margem do qual se situa o Porto da Antuérpia, na Bélgica, local da apreensão de drogas que ensejou o início dessa investigação.

Nenhum comentário