Entretenimento

Ultimas Noticias

Em julho, interior do AM registrou maior número de novos casos de Covid-19 desde início de pandemia

No interior do Amazonas, Envira confirmou os primeiros casos de Covid-19 em julho. — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Os municípios do interior do Amazonas registraram no mês de julho o maior número de novos casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Após a doença apresentar redução na capital, depois de colapsar o sistema público de saúde e o sistema funerário, o contágio no interior do Estado continua aumentando. Segundo boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), foram 21.619 novos casos apenas no mês de julho no interior.

Desde junho, o Governo do Amazonas tem flexibilizado as medidas de isolamento social, com reabertura do comércio, retorno de aulas e de atividades de cultura e lazer. As medidas levam em consideração que o Estado tem apresentado redução nos registros de novas mortes e internações de pacientes com a Covid-19. Até sexta-feira (31), mais de 100,9 mil casos da doença já haviam sido confirmados, com mais de 3,2 mil mortes pela doença.

De acordo com dados da FVS-AM, o mês de julho teve 21.619 mil novos casos do novo coronavírus entre os municípios do interior do Amazonas. Até então, maio era o mês com o maior índice de novos registros, com 21.103 casos. O governo cita testagem em massa nas cidades como justificativa para o aumento.

No dia 7 de julho, o Amazonas registrou o segundo maior número de novos casos em 24 horas desde o início da pandemia. Foram 2.740 casos confirmados de Covid-19 em um único dia. Dos casos totais, 1.802 foram apenas na cidade de Coari.

Na ocasião, a FVS esclareceu que, segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, o aumento do número de casos em Coari aconteceu devido à intensificação das ações para diagnóstico da Covid-19 por testes rápidos nos dias anteriores.

No dia 16 de julho, o Governo do Amazonas autorizou a retomada do transporte de passageiros pelos rios, meio apontado como responsável pela chegada da Covid-19 nos municípios do interior, com uma série de restrições. Dentre elas, a redução de até 60% na capacidade de embarcações.

Ainda em julho, Envira, o último município do estado que ainda não havia registrado casos, teve seus primeiros pacientes confirmados com a Covid-19. No dia 6, três pessoas foram confirmadas com o novo coronavírus no município. No dia 31 de julho, o número de infectados na cidade chegou a 85.

Em Manaus, os novos registros da doença vêm apresentando redução desde o mês de maio, quando foi contabilizado o maior número de novos casos em um único mês, com 15.020 mil casos confirmados. Nos meses seguintes, houve redução: em junho foram 8.876 mil novos casos, e em julho, 8.423.

Nenhum comentário